20.7.06
Um seminário do CIE
Hoje voltei ao "povoado" como comentei com alguém. Estive num seminário do CIE "Actividades Linguísticas no Ensino das Ciências". O seminário integra-se nas actividades do projecto PEC. Foi a oportunidade para rever algumas colegas, antigos alunos da Didáctica das Ciências e outras pessoas conhecidas. Foi bom voltar a ouvir algumas coisas sobre investigação no ensino das ciências mesmo que sem grandes novidades. Ouvi falar das ALI (Actividades Laboratoriais de Investigação) que me pareceu beberem da linha de investigação em resolução de problemas, a mesma filosofia, aplicada às actividades de laboratório. O bichinho está cá, mas os cognitivistas não me despertam neste momento um grande apetite. Tudo já muito visto, é assim que sinto...
Na linguística, aí sim, muita coisa nova e deu para perceber as dificuldades dos alunos. Por um lado só percebemos um texto quando dominamos 95% do seu vocabulário. Sabiam? Por outro lado, existem 5 a 8 tipos diferentes de estrutura nos textos informativos, os que usamos em ciência. Ao contrário, o texto narrativo é muito mais simples, apenas com um tipo de estrutura e este é o tipo de texto que mais se trabalha na disciplina de Língua Portuguesa. Dá para perceber alguns insucessos e a nossa preocupação para trabalhar o texto informativo com os alunos. Convém que estas questões sejam tidas em conta nas actividades para implementação do Plano Nacional de Leitura que o Governo acaba de lançar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário