19.6.07

De intenções ...

De intenções diz-se estar o inferno cheio! ... Estas são algumas escritas "ao sabor da pena". Terei de fazer uma escolha mas talvez me possa dedicar a algumas delas nos próximos tempos. São sobre a integração das TIC na Educação e, em particular, na Educação em Ciências e surgem na continuidade dos meus interesses de âmbito profissional. Aqui vão: - Aprofundar de uma forma sistemática e organizada a reflexão sobre o papel das TIC na Educação, e, em particular, a sua integração na Educação em Ciências; - Contactar com projectos e equipas de investigação na área das TIC e Educação; - Retomar a investigação em Educação, em particular em temas relacionados com a integração das TIC e com o seu papel na aprendizagem de Ciências. Enuncio algumas questões mais específicas, cuja problematização e aprofundamento me interessam: Que papel podem desempenhar as ferramentas tecnológicas e as plataformas de comunicação e colaboração na aprendizagem de ciências? Que aprendizagens são privilegiadas (a alunos, a professores, à comunidade) com a utilização de ferramentas de trabalho colaborativo? Que mudanças podem promover estas ferramentas nas práticas de professores (e de alunos)? Que papéis assumem os vários intervenientes (alunos, professores,…) na dinamização destes espaços “virtuais” de trabalho? Que implicações da utilização de ferramentas tecnológicas de comunicação e colaboração : nos currículos e na sua concretização? no conceito de sala de aula? no tipo de propostas de actividades solicitadas? nos recursos que são disponibilizados? nas metodologias que se privilegiam? na avaliação que se leva a cabo? Que “ingredientes” favorecem a formação de redes (comunidades) de partilha e interacção nestes meios? Que constrangimentos existem?

Sem comentários: